Finalidade
Uma carta de correção, também conhecida como CC-e (Carta de Correção Eletrônica), é um documento digital utilizado para corrigir informações em uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já emitida e autorizada pelo sistema da Receita Federal.
Quando uma NF-e é emitida com algum erro de preenchimento, como dados incorretos da empresa, descrição dos produtos e outras informações que permitem a correção, o CC-e é utilizado para fazer essas correções de forma legal e regularizada. Neste artigo vamos te mostrar o passo a passo de como gerar uma ou mais cartas de correção via sistema.
Para ter acesso a este módulo o usuário precisa possuir permissão de acesso ao mesmo. Verifique as permissões em seu perfil, saiba mais aqui.
Gerando carta de correção
Na lateral esquerda poderá acessar o módulo “Vendas” e clicar em “Listar Pedidos”.
Na pesquisa, busque pelos pedidos nos quais deseja gerar a carta de correção, lembrando que você deve pesquisar pelos pedidos com a nota fiscal já emitida para que seja gerada a correção.
Selecione o pedido ou mais de um pedido e clique em “Mais Ações”> “Gerar Carta de Correção”.
Feito isso, abrirá uma tela com o campo de texto onde você deverá digitar o que deve ser corrigido na nota fiscal. Em seguida, basta clicar em “Gerar Carta de Correção”.
Como consultar a carta de correção
Na lateral esquerda poderá acessar o módulo “Vendas” e clicar em “Listar Pedidos”.
Na pesquisa, busque pelo pedido referente a carta de correção.
Na coluna “Ações”, clique no lápis para abrir seu pedido.
Ao abrir o pedido vá até a aba “Fiscal”.
Em “Arquivos”, você poderá fazer o download do arquivo clicando em “XML”.
Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Boas vendas!