Finalidade
Para as transações fiscais ocorrerem de forma correta no sistema, é necessário configurarmos o uso da Nota Fiscal Eletrônica para que você consiga emitir suas notas de venda, devolução, bonificação entre outras.
Para ter acesso a este módulo o usuário precisa possuir permissão ao módulo de configurações. Verifique as permissões em seu perfil, saiba mais aqui.
Configurando Nota Fiscal Eletrônica (Modelo 65)
Acessar Para começarmos a configuração primeiro vamos precisar habilitar o ambiente onde esta nota será emitida, assim como o número da nota fiscal assim com seu número de série.
Na lateral esquerda poderá acessar o módulo “Configurações” e clicar em “Minhas Empresas”
Busque pela aba “Configuração Nota Fiscal Eletronica”.
Agora preencha os seguintes campos :
- Número da última Nota Fiscal Eletrônica : Sempre recomendamos que você comece uma nova sequência na sua emissão. Você pode optar por começar uma nova sequência de número fiscal se deixar em branco. Porém se quiser dar sequência com base na sua última nota emitida, basta digitar o número da mesma, que o sistema continuará a partir do número que informar.
Exemplo : Se a última nota emitida tiver a numeração 100, será necessário preencher o campo de numeração como 100, pois o sistema entenderá que a próxima nota emitida deverá receber a numeração 101.
- Série : Informe a série que você utiliza para emissão de nota. Se optar por adotar uma nova série será necessário preencher o campo de numeração como 0, assim o sistema irá entender que a próxima nota receberá a numeração 1. Lembrando que o número da série não pode ser igual a outra série já existente.
- Ambiente : A nossa configuração de ambiente, diz respeito a em que ambiente a nota fiscal será emitida. Se será em ambiente de homologação ou Produção.
Para validar a sequência que cadastrou,caso tenha optado por continuar a que estava utilizando anteriormente, é importante configurar a sequência no módulo de “Notas Fiscais”.
Na lateral esquerda você poderá acessar o módulo “Vendas” e clicar em “Listas Notas Fiscais”.
Clique no botão “Gerar Numerações”.
Selecione a conta.
Preencha o “Faturador” e “Modelo” que deverá ser NF-e ou NFC-e.
No número de série, digitar a série que irá utilizar e na faixa colocar a sequência que já utilizou.
Exemplo: Nas configurações, você digitou que daria continuidade do número ‘100’ adiante. Na faixa você irá digitar, DE 0 ATÉ 100.
Configurando Nota Fiscal Consumidor Eletrônica (Modelo 65)
Para as transações de frente de caixa será necessário também configurar a nota fiscal para consumidor, neste caso você preencherá os mesmos campos, porém você também deverá a “Identificação - ID CSC” e o “Código de contribuinte - CSC”.
- Identificação - ID CSC: D-CSC, ou Token CSC, é uma identificação do Código de Segurança do Contribuinte, podendo ter de 1 a 6 dígitos. Esta informação está disponível no site da SEFAZ do seu estado.
- Código de contribuinte - CSC: O Código de Segurança do Contribuinte é uma sequência de até 36 caracteres conhecida apenas por você e pela Secretaria da Fazenda. Este código é utilizado para gerar o QR Code da NFC-e e assegurar a autenticidade do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica). Assim como o ID-CSC, essa informação está disponível no site da SEFAZ do seu estado.
Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Boas vendas!