Finalidade
Neste artigo iremos mostrar como configurar em sua integração a criação automática de uma nota de devolução quando o pedido tiver reclamações e for acordado que de fato será devolvido.
E também com as configurações abaixo, você terá visibilidade de quantos pedidos estão com reclamações no dashboard. Importante que essa usabilidade só está disponível para o canal “Mercado Livre”.
Configuração
Primeiro, vamos precisar habilitar e trazer as reclamações para o sistema. Procure pela navegação de “Configurações” e clique na opção “Integrações”, caso você não localize pode digitar no campo de busca. Busque pela integração no qual você deseja habilitar as novas configurações. Ao achar vá até o botão de engrenagem para editar a configuração.
Ao abrir as configurações, vá até a aba “Integração de Perguntas e Mensagens”. Busque pela opção “Importação de Reclamações (Pedido)” e o habilite.
Esta configuração trará as reclamações que consecutivamente, em caso de pedido de devolução, serão usadas para emitir de forma automática a nota fiscal de devolução.
Agora vamos à segunda parte da configuração.
Ao abrir as configurações, localize a aba “Integração de Vendas” e ative a opção “Criar Nota Fiscal Pendente Devolução”. Ao habilitar esta configuração, quando um pedido tiver uma reclamação e for acordado a devolução do mesmo, automaticamente será criada uma nota fiscal NÃO faturada com o status de “Aguardando Devolução”.
Visibilidade dos pedidos em devolução
Quando acessar o Dashboard depois das configurações feitas, você terá a visibilidade dos pedidos no status em Devolução conforme mostramos abaixo. Para dar sequência nas devoluções, basta detalhar a relação que está no dashboard.
Como emitir nota de devolução
Após abrir a lista de pedido no detalhamento, clicar no lápis para edição do pedido que deseja emitir a nota de devolução.
Abra o pedido, e clique em “Mais Ações” e selecione a opção “Emitir Nota de Devolução”. Em seguida abrirá uma tela onde você deverá preencher os campos “Motivos de Devolução”,
“Armazém p/ Devolução” e “Observação Devolução” após preencher os campos clicar em “Gerar Nota Fiscal de Devolução”.
E pronto! Agora você pode aproveitar mais essa usabilidade para menos trabalho manual! Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Boas vendas!