Introdução
A atualização de cadastro em massa é uma prática essencial para empresas que buscam manter suas bases de dados atualizadas e precisas. Permite uma abordagem eficiente para garantir que informações cruciais sobre produtos estejam sempre corretas e atualizadas, reduzindo erros e melhorando a qualidade dos dados.
Cadastrando produtos em massa Via Planilha
Para realizar o preenchimento dos produtos por planilha você deverá abri o módulo de produtos e skus, ir em mais ações e clicar em importar produtos. Ao clicar em importar produtos abrirá uma tela que terá Baixar Modelo (será a planilha que irá utilizar para os cadastros).
A planilha modelo irá vir no formato excel, é uma planilha com muitas fórmulas que puxa informações dos cadastros feitos anteriormente (marca, fornecedor, departamento fiscal e variações.) sendo assim a mesma tem algumas colunas bloqueadas para visualização.
Para preencher a planilha com um produto unitário (SKU), basta seguir os campos existentes na planilha e lembrar que alguns são obrigatórios, e para identificá-lo como um produto unitário é necessário colocar no tipo de produto que ele é um SKU na coluna D.
Para preencher a planilha para a criação do produto com variação (pai), é necessário preencher algumas colunas iguais ao do SKU (Código referência, nome, tipo do produto, Marca, Categoria, departamento fiscal, entre outros…) Após a criação do produto com variação, é possível referenciá-lo no SKU (Assim unificando um mesmo produto com variações diferentes em um produto “pai”) completando as seguintes colunas: Coluna AF: Com o código do Produto Pai (produto principal de um conjunto), Colunas para preenchimento de variações: Coluna AG: (selecionar o tipo de variação) e Coluna AH: (Selecionar Variação).
Para preencher a planilha para a criação do Kit virtual, é necessário preencher as primeiras colunas com as informações necessárias (Código referência, nome, tipo do produto, Marca, Categoria, entre outras...) e para definir as composições do kit, deverá preencher as colunas AU (com o código do sku) e a Coluna AV (A quantidade que o sku irá compor no kit).
Obs: Caso o kit tenha mais composições pode seguir preenchendo nas demais colunas em sequência.
Para criar um Kit com variações é um pouco diferente, neste caso o Kit que estará compondo o produto com variação. Neste caso deve seguir a seguinte forma:
Criar o Sku com todos os dados (mencionado acima).
Criar o Produto com variação (Pai)
Criar o Kit virtual.
Ao invés de referenciar o Produto no Sku, iremos referenciar o Produto no Kit.
A composição ficará da seguinte forma: Criar o SKU para compor o kit, criar o produto de variação para incluir todos os kits e criar os Kits virtuais.
EX: Sku: Vaso decorativo.(criar um sku para cada variação)
Produto: Kit com 3 vasos decorativos de diversas cores. (iremos incluir os 3 Kits)
Kit Virtual: Kit com 3 vasos Rosa. (Iremos referenciar o produto de variação em ambos os kits do mesmo produto.)
Kit Virtual: Kit com 3 vasos Azul. (Iremos referenciar o produto de variação em ambos os kits do mesmo produto.)
Kit Virtual: Kit com 3 vasos Amarelo. (Iremos referenciar o produto de variação em ambos os kits do mesmo produto.)
OBS: No momento de criação o sistema criará os produtos conforme a linha na qual eles estão referenciados na planilha. Então, caso você vá criar um produto com variações, deve seguir esta ordem: Produto com variação na linha superior, e produto SKU na linha inferior. No caso de Kit deve-se criar o SKU e depois o Kit na linha abaixo. E para Kits com variações devemos criar primeiro o Sku, na linha abaixo o Produto de variação e por último o Kit virtual.