Passar para o conteúdo principal

Utilizando o módulo de CTe

Atualizado há mais de 10 meses

Finalidade

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é um documento digital que registra operações de transporte de cargas realizadas por empresas. Para muitas organizações, especialmente aquelas envolvidas no setor logístico, baixar arquivos de CT-e é uma tarefa fundamental para garantir a conformidade legal, controlar os fluxos de transporte e manter registros precisos das operações comerciais.

Nesta introdução, exploraremos os processos e as práticas envolvidos na obtenção e baixa de arquivos de CT-e. Desde a identificação dos documentos necessários até os métodos de acesso e armazenamento dos arquivos, cada passo desempenha um papel crucial na eficácia e na conformidade das operações logísticas.

Para ter acesso a este módulo o usuário precisa possuir permissão de acesso ao mesmo. Verifique as permissões em seu perfil, saiba mais aqui

Acessando o módulo de CTe

  1. Na lateral esquerda poderá acessar o módulo “Notas Fiscais” e clicar em “CTe

  2. Observe abaixo, que temos algumas opções de filtros. Após clicar no filtro, importante que selecione a conta que deseja e período para que traga somente o que necessita, para que não fique lento o upload. E clicar em “Buscar”.

Para que seus registros de CTe sejam automaticamente baixados é necessário configurar no cadastro da sua empresa, previamente, a baixa automática desses documentos. Confira aqui.

Baixar XML de CTe

A baixa do XML pode ser realizada selecionando os registros no campo esquerdo e em seguida clicar em “Baixar XML”. Ao clicar em “Baixar XML” irá aparecer o link conforme abaixo para que possam fazer o Download, pode ser baixado de duas formas:

  1. Clicando em cima do link, irá fazer o download em sua pasta de download no seu computador.

  2. Clicando em copiar link, poderá abrir uma nova URL e colar o link para fazer o download.

Criar registro de contas a pagar a partir de uma CTe

Além de baixar o XML, também é possível criar um registro de contas a pagar referente a uma CTe diretamente do módulo, sem precisar ir até o módulo de contas a pagar.

  1. Clique no primeiro botão na coluna “Ações” , “Criar contas a pagar”;

  2. O sistema abrirá o registro, trazendo alguns dados já preenchidos, você precisará preencher os campos “Data de Vencimento”, “Tipo de Documento” e “Plano de Contas”;

  3. Após preencher os dados, clique em salvar. Assim que clicar em salvar, aparecerá o registro das contas a pagar em tela.

  4. Seu registro de contas a pagar será criado, e para conferir você poderá ir ao módulo de “Contas a Pagar” e procurar pelo seu registro.

Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Boas vendas!

Respondeu à sua pergunta?