Finalidade
O recurso Tipo Pedido é essencial dentro do sistema da idworks. É pelo Tipo Pedido que será possível reconhecer os tipos de pedidos que serão integrados e também identificar exatamente de qual canal o pedido está chegando, de qual armazém será consumido o estoque, e se será aplicada alguma regra fiscal exclusiva para aquele Tipo de Pedido.
Você poderá criar um "Tipo pedido", categorizar e distinguir diferentes classificações que descreve o propósito ou natureza de um pedido.
Para ter acesso a este módulo o usuário precisa possuir permissão de acesso ao mesmo. Verifique as permissões em seu perfil, saiba mais aqui.
Criando um tipo pedido
No menu à esquerda poderá acessar o módulo “Financeiro” e clicar em “Tipo Pedido”
Para criar um novo tipo de pedido, basta clicar em “Novo Registro” que irá abrir uma tela para preenchimento deste novo tipo de pedido, e selecionar a conta que irá destinar este tipo de pedido.
No campo “Prefixo”, será a inicial do pedido que irá ser criado na IDWorks, sugerimos que o prefixo seja uma inicial ou abreviação do canal de venda. exemplo: “Descrição” Mercado Livre = ML, fica a seu critério.
No campo “Política Comercial”, será atrelada à sua integração, para vincular preços ao tipo de pedido.
Se quiser saber mais sobre a Política Comercial, saiba mais aqui.
5. Defina selecionando as opções que irão aparecer, e caso tenha dúvida, basta passar o mouse em cima do ícone de interrogação e terá uma breve descrição da função.
6. No campo “Markup Mínimo”, caso opte por utilizar a informação é necessária para concluir o pedido. Caso o MarkUp seja inferior ao especificado, apenas usuários com os privilégios adequados poderão finalizar o pedido (Finalizar pedido com margem mínima). O MarkUp é calculado dividindo o valor de venda do produto pelo seu custo.
Por exemplo, um item com custo de R$ 100,00 e vendido por R$ 180,00 possui um MarkUp de 1,80. Se o custo do item não estiver atribuído no momento da finalização, será utilizado o último custo de compra.
Se quiser saber mais sobre utilizar o “Markup Mínimo” saiba mais aqui.
7. Em seguida selecione seu “Faturador” e configure o “% Fator Nota Fiscal”.
8. No campo “CNPJ Intermediário”, ao preencher este campo, o valor inserido substituirá a informação original do canal de venda (se houver) no campo de intermediador da nota fiscal 'TAG: infIntermed'
9. Caso tenha multi-cnpj em sua conta e caso queira adicionar alguma observação na nota fiscal de venda, descreva no campo “Comentário NF”. Esta função quando houver a emissão de uma nota fiscal de venda com este tipo de pedido, irá aparecer nos dados adicionais na nota fiscal. E em seguida clique em “Salvar”.
E caso queira editar ou excluir, basta clicar em um dos ícones na coluna “Ações”.
Pronto! Você agora poderá criar seus tipos de pedidos e editá-los para controle detalhado de suas operações. Se precisar de mais alguma ajuda, não hesite em entrar em contato com nossa equipe de suporte. Boas vendas!